instance.title

Origem familiar

A família, nativa das aldeias de Cótimos (Trancoso) e Esporões (Moreira de Rei), é descendente de agricultores e pastores. Após anos de trabalho árduo no estrangeiro, voltaram às suas terras para investir no seu terroir e destacá-lo aos olhos do resto do mundo.


Cótimos

A freguesia de Cótimos integra-se no município de Trancoso: uma zona de montanha, com serras muito elevadas (chegam a alcançar mais de 900 metros em alguns lugares).
O concelho é dotado de um clima de altitude, Verões quentes e Invernos rigorosos, com geadas frequentes e de vez em quando, o sincelo, um fenómeno belo e atrativo.
As lindíssimas paisagens naturais são enaltecidas pela riqueza do património edificado.

0432 copy 1.png
025.png

A freguesia encontra-se a 583 metros de altitude e é banhada pelo rio Massueime, para além da ribeira de Cótimos. Rodeada por paisagens vistosas: colinas, planaltos, montes. A freguesia de Cótimos possui monumentos tipicamente beirões, de beleza estética para além de salientar os bosques da Beira Interior.

Em termos de flora, destaca-se principalmente a oliveira, a videira para além da amendoeira. Em certas épocas do ano é extraordinário observar campos e montes floridos ou os mantos de neve no Inverno. A região caracteriza-se por ser granítica, ter xisto, podendo também ser encontrados bicos de quartzo ou turmalina.