Tradição e inovação
de mãos dadas

instance.title

O Olival

Terras antigas, olivais tradicionais. Alguns estiveram abandonados durante anos. Voltaram à vida. Nada foi tocado, tudo ficou no seu lugar. Apenas novas gerações das quais em breve poderemos colher os seus frutos.

instance.title

A apanha

Um momento de convívio ao ar livre. Um trabalho semi-mecânico meticuloso. O objetivo sendo de respeitar a oliveira tanto como a azeitona. Esta não toca o chão, pouco tempo fica à espera. O dia acaba-se e já está a caminho do lagar. Pronto, estará transformada em ouro verde: alquimia dos campos.

instance.title

Blend Natural

Tal como estão hoje, assim foram plantadas as nossas oliveiras: uma mistura de variedades típicas da nossa região. Galega, Madural, Cobrançosa e Picual, a colheita é indiferente. Não há preferências, não há escolha, não há ciúmes. Amamos toda a nossa terra, os nossos olivais, as nossas oliveiras. Autenticidade é o que é. O azeite é único.


Azeitona

Sem cálculo de proporções para pensar e criar um azeite especial, o nosso é único pela mistura natural. Quatro variedades de azeitonas compõem o nosso azeite: 

Galega

A azeitona mais difundida no território português, oriundo das Beiras, Alentejo e Algarve. O azeite obtido é doce e suave, caracterizando-se ligeira a medianamente frutado com aroma acentuado de maçã.

Madural

Uma das mais raras variedades de azeitona produzida em solo português, a Madural (ou Negral) é uma das usadas, essencialmente, no azeite de Trás-os-Montes.

Cobrançosa

Originária de Trás-os-Montes, a Cobrançosa tem característica de ligeira a medianamente frutado, acentuando-se a ervas verdes, e sutilmente amargo e picante. A riqueza do seu azeite em polifenóis, confere-lhe uma acentuada resistência á oxidação.

Picual

Originária da Andaluzia, responde por metade das oliveiras da Espanha. O azeite resultante é bastante complexo com frutado intenso verde, amargo e picante. Trata-se de um azeite riquíssimo em polifenóis.

instance.title

Lagar Ramos

Proprietário dos olivais e da marca Vacinata, o lagar é moderno e procura a excelência. De Outubro à Janeiro, torna-se um lugar de vida onde se encontram famílias, amigos e desconhecidos cujo objetivo é o mesmo: transformar o trabalho da terra no ouro verde que todos conhecemos.
Olhos cheios de curiosidade, barulho de tratores, convites a partilhar a merenda, aromas de vinho e terra, sabores a enchidos e bacalhau. No meio da mesa, azeiteiro cheio.

saber mais